Retratos à Sexta

Sinopse do Projecto: Retratos à Sexta

Retratos à Sexta é um projecto de pesquisa visual, que utiliza a fotografia como medium, onde se pretende criar um espaço de afirmação da identidade individual no colectivo, um reencontro do lugar do cidadão na sociedade.


Quinzenalmente às sextas-feiras é montado um estúdio de fotografia móvel, onde se oferece o serviço de um fotógrafo profissional, que tira retratos a quem o deseje. Através de propostas temáticas diferentes para cada sessão, os participantes são convidados a desenvolver a sua criatividade em frente à câmara, tornando-se protagonistas de um projecto global, contribuindo desta forma para romper com a imagem negativa do outro e introduzindo o direito à diferença. Este projecto pretende ser uma ruptura no quotidiano das pessoas e aproximá-las da criação artística. A democratização da fotografia deste modo permite propor uma experiência do belo, enquanto favorece a sensibilização de novos públicos.

Este trabalho inclui dois géneros: O retrato individual e o retrato de grupo.

As sessões decorrem na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, entre as 21H e as 02H. Após cada sessão, uma fotografia de cada participante é exposta no local e as fotografias são disponibilizadas no Blog:




A participação do público é gratuita.

Paralelamente será iniciado um trabalho de ciências humanas sobre as questões abordadas nesta iniciativa. Este estudo será interdiciplinar e tentará trazer uma abordagem sociológica e artística ao projecto, de forma a enriquecer a reflexão sobre o mesmo.

Os estudos teóricos e as imagens serão objecto de uma exposição e de uma publicação.

O público-alvo

O retrato é um género de fotografia universal que ultrapassa as fronteiras etárias e sociais. Pelos seus objectivos, o projecto destina-se a todos os tipos de público.

A troca

A troca que se estabelece entre o modelo e o fotógrafo favorece a consolidação e a participação do público. Ao dar a possibilidade a todos os participantes de obterem o seu retrato gratuitamente com qualidade profissional, permite-se o desenvolvimento e a continuação das sessões.